O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói e Região (Sindágua-RJ) foi fundado em 03 de maio de 1985.
A entidade sindical foi constituída para fins de representação, estudos, interesses econômicos, defesa, coordenação e representação legal da categoria profissional dos trabalhadores das indústrias de purificação e distribuição de água, serviços de saneamento básico e meio ambiente e sua base territorial abrange 29 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Desenvolvemos a campanha contra a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). Nosso objetivo junto ao Sindágua-RJ foi não somente defender os trabalhadores representados pela entidade, mas também defender a população do Rio de Janeiro. Já que a privatização da água tornará ainda mais grave os problemas sociais e sanitários da população. Principalmente, das camadas mais vulneráveis e periféricas.
Sempre com as chamadas “Água pública e para todos!”, a campanha também mostrou os baixos investimentos e insatisfação com a prestação dos serviços oferecidos pela iniciativa privada. E os motivos recorrentes de municípios no Brasil e no mundo que privatizaram o abastecimento de água e depois optaram pela reestatização do serviço.
O Sindicato participou ativamente da importante luta contra a privatização da Cedae, juntamente com outros sindicatos relacionados à companhia, o Fórum em Defesa da Água e deputados federais e estaduais, com mensagens diretas mostrando as ilegalidades e rebatendo as medidas do Governo Estadual, do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, além das decisões do Supremo Tribunal Federal no leilão da Cedae. Além disso, o Sindagua-RJ obteve papel relevante da mobilização em torno da aprovação do PDL nº 57/2021, do deputado André Ceciliano, que previa suspender o leilão da companhia.