Memória institucional pode reunir projetos de livros que contam a história da entidade, exposições capazes de materializar as emoções da sua trajetória e vídeos para marcar os momentos mais importantes da sua trajetória. Saiba como registrar a memória da sua entidade
Memória institucional é uma poderosa ferramenta institucional de comunicação, principalmente para estreitar o relacionamento com grupos de interesse (stakeholders) e fortalecer a marca. Também é um forte mecanismo relacional que trata a história e trajetória de conquistas da instituição, evidenciando os acertos e provocando reflexões com experiências mal sucedidas.
Também por meio dos trabalhos em torno da memória institucional, será possível a sistematização de documentos, objetos e coleta de informações que geralmente estão dispersas na organização ou mesmo limitada ao repertório dos seus colaboradores. Atua na preservação, pesquisa, registro e comunicação. Os resultados podem gerar produtos como livros institucionais, exposições itinerantes e programas de capacitação.
Por meio do processo será possível contar a sua história através de ampla pesquisa histórica sobre temas que convergem para uma melhor compreensão do seu legado.
Por que precisamos da Memória Institucional?
- Fortalecimento da marca e da vocação da instituição;
- Inserção e representação na social;
- Ferramenta de comunicação interna;
- Produção de conhecimento;
- Fonte de informações para auxiliar na tomada de decisões;
- Conteúdo para estratégias de gestão e marketing;
- Valorização do capital intelectual dos parceiros e colaboradores;
- Consolidação da cultura organizacional.
“E o que foi feito é preciso conhecer para melhor prosseguir. Falo assim sem tristeza, falo por acreditar. Que é cobrando o que fomos. Que nós iremos crescer.” O que foi feito devera, Milton Nascimento.
Quais os primeiros passos para um Projeto de Memória Institucional?
Quando se decide fazer um projeto de memória institucional o primeiro passo é se organizar. Este não é o tipo de trabalho que pode ser resolvido a curto prazo.
O ideal é organizar todo acervo histórico que houver. Estamos falando de quaisquer documentos: livros, artigos de revista, clipping, jornais, atas de reuniões, prontuários, cartas, um cartaz de um seminário, um vídeo de uma conferência, a legislação, os objetos utilizados, etc. Entretanto, para que os documentos cumpram sua função social, administrativa, jurídica, técnica, científica, cultural, artística e/ou histórica é necessário que estejam preservados, organizados e acessíveis. Afinal, todo esse material é muito valioso para futuras pesquisas acerca da história.
Por isso é importante que todo esse acervo seja cuidado com carinho, armazenado de forma organizada, catalogado por tipo, e ainda melhor se puder ser completamente digitalizado.
A partir da consciência da importância de resgatar e organizar os principais pontos de sua trajetória a empresa pode montar ainda um Centro de Memória.
O número especial da revista Meio&Mensagem de maio de 2014, revelou que entre os 20 maiores anunciantes do mercado brasileiro, 16 desenvolvem atividades de marketing ou comunicação a partir da sua memória institucional, sendo que nove deles possuem um centro de memória.
Depois de tomar as rédias do acervo é a hora de definir qual é o melhor produto para mostrar ao mundo a sua história e as opções são diversas: revista, livro, exposição, site, audiovisual, etc.
Para qualquer tipo de produto, é preciso planejamento para cumprir todos os passos como por exemplo um livro, você vai precisar de: pesquisa oral e bibliográfica, entrevistas, decupagens, iconografia, redação, elaboração de projeto editorial, direção de arte, diagramação, fechamento final e impressão.
Isso tudo leva tempo, considerando o tempo de existência, o período histórico e, principalmente, a qualidade do acervo e personagens entrevistados.
Como ir além da simples “perfumaria”?
É muito comum que livros históricos institucionais venham recheados de lindas imagens e quase nenhum conteúdo consistente.
O segredo para entregar materiais mais aprofundados está na pesquisa e a pesquisa leva tempo. A pesquisa também exige cuidado e concentração, já que se trata de um quebra-cabeças de informações que terá a missão de contar uma história.
Para reunir material suficiente é preciso analisar todo acervo documental, entrevistar personagens que viveram o período, esclarecer dúvidas com profissionais da área, estudar bibliografia relacionada, entender o contexto histórico do setor e também situar a trajetória no contexto histórico, político e econômico do período.
Com tudo isso, sua entidade está pronta para contar ao mundo uma história cheia de informações, curiosidades e relevância tanto para os que fizeram parte dela como para a sociedade.
Escolha a ocasião perfeita para lançamento
Efemérides que abordem fatos históricos ou aniversário redondo no ano vigente são ocasiões perfeitas para lançar um livro histórico e o evento de lançamento uma ótima oportunidade para montagem de uma exposição com materiais preciosos colhidos durante a pesquisa.
Por exemplo, se sua entidade faz aniversário de 50 anos, o ideal é começar o projeto ao menos um antes do lançamento. Seu cronograma deve prever todos os passos para que na data selecionada o livro esteja finalizado para lançamento.
Também é importante agilidade na aprovação de cada item do processo para que o projeto não tenha percalços de execução e alcance avanços satisfatórios.
Uma dica importante para facilitar a aprovação é convocar uma Comissão de Memória para conduzir e aprovar esse longo trabalho. Afinal, as pessoas que estarão à frente dessa missão terão que estar afinadas e com objetivos claros.
Como se organizar para um projeto tão longo?
Para formação da Comissão, prefira diversificar pessoas mais velhas e experientes que possam trazer contribuições concretas para a história, como membros fundadores, diretores e ex-diretores. Mas também é ideal que essas pessoas não componham maioria nesta comissão e que a mesma também seja formada por jovens que possam contribuir com uma visão mais atual para o projeto.
O trabalho da Comissão também poderá refletir internamente, é uma ótima oportunidade para orientar e capacitar seus colaboradores e toda diretoria para preservação da memória institucional.
Benefícios durante o processo
A transparência e o acesso às informações de caráter histórico são ativos para fortalecer a reputação da entidade. Ao preservar e divulgar os registros das suas memórias, as entidades exercem a sua responsabilidade histórica, pois direta e indiretamente estão preservando parte da história e da memória do Brasil.
Além disso, fazer uma investigação do passado com inteligência vai proporcionar a todos os envolvidos na entidade uma grande apropriação do DNA que os fizeram caminhar até aqui. Memória é um dos alicerces que dá sentido à vida, e por isso pode trazer inúmeros benefícios como:
- Manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases;
- Preservação;
- Fatos e visões, práticas e discursos;
- Demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época;
- Resgatar o passado para compreender o presente e preparar o futuro
- Ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro
- Refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado
Memória institucional: desenvolvimento de livro
A Mobiliza Comunicação se encarrega da execução e da coordenação de todas as tarefas de produção da obra, desde a rigorosa apuração de informações – por meio de pesquisa histórica e iconográfica, reportagens de campo, entrevistas, consulta a arquivos públicos e particularidades – redação e projeto editorial até o acompanhamento da impressão do produto final na gráfica.
Trabalhamos com uma equipe de jornalistas, historiadores e designers altamente qualificados, trazendo ao livro textos charmosos, consistentes e informativos e direção de arte e design que agregam ao produto extrema sofisticação gráfica. Tudo feito com a preocupação de proporcionar ao leitor o acesso a um livro atraente ao olhar, agradável de ler e impossível de largar.
Memória institucional: concepção e montagem de exposição
Concepção, curadoria e montagem de exposições históricas capazes de mostrar sua história por meio do que você tem de mais valioso: seu acervo material e imaterial.
Com base em uma pesquisa minuciosa e rigorosa apuração de informações – por meio de investigação histórica e iconográfica, reportagens de campo, entrevistas, consulta a arquivos públicos e particularidades – criamos condições para montagem de exposição histórica fixa ou itinerante.
Também cuidamos da sua história por meio da criação e manutenção de um centro de memória institucional que manterá eternizada e viva toda trajetória da instituição.
Memória institucional: audiovisual (documentários, webséries, vídeo motion)
Contamos sua história num filme. Com uma equipe focada e dedicada, à disposição para transformar os momentos mais importantes da sua trajetória em imagens de emocionar, além de mostrar sua estrutura e organização como chaves de desenvolvimento.
O roteiro é desenvolvido após pesquisa minuciosa. Como protagonistas desta história estão os gestores, colaboradores, amigos de longa data, principais clientes e parceiros.