Comunicação sindical: o que é e como fazer?

Comunicação sindical é o uso das ferramentas de marketing e publicidade a serviço da luta pelos direitos dos trabalhadores e da atuação das entidades associativas e sindicais para ampliar suas lutas.

Para isso, a entidade de classe deve transmitir sua mensagem como conhecedora profunda da realidade dos trabalhadores a quem representa. Deve, também, saber traduzir a realidade institucional como agente de transformação social.

Também deve usar a comunicação a favor das mensagens institucionais, ou seja, se colocando como peça fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores.

É essencial que os sindicatos e associações demonstrem seus desafios. Como o da sobrevivência oriunda dos frutos de sua atuação e das contribuições dos trabalhadores sem ajudas partidárias ou de qualquer iniciativa privada. E mesmo diante de tantas dificuldades se colocam como verdadeiros defensores dos problemas laborais dos trabalhadores que representam.

São muitos os desafios da comunicação sindical. Por isso, é preciso muito mais do que o uso das ferramentas e métodos tradicionais utilizados pelo movimento sindical como jornais e boletins impressos, além de folhetos com palavras de ordem, faixas e convocatórias. 

Então, para sabermos mais sobre como fazer comunicação sindical com eficiência é importante entender a maior quantidade possível de estratégias de marketing nessas áreas e colocá-las a serviço da luta dos trabalhadores.

Você já deve ter ouvido falar que, para começar qualquer ação com bons resultados, o primeiro passo é conhecer o público. E, no caso dos sindicatos, essa é uma árdua missão, afinal sindicatos e associações de classe não são instituições com foco em mercado e rentabilidade. 

Muito diferente disso, são instituições de papel legítimo com grande importância política e social. Leia mais sobre o assunto abaixo:

Comunicação sindical: qual o público-alvo?

Comunicação sindical para entidades de classe deve ser focada, primeiramente, em trabalhadores da base de cada categoria em questão. 

No entanto, mesmo que este seja o nosso público prioritário, também é importante atingir a opinião pública em geral com mensagens que cheguem a toda sociedade e aos atores políticos e econômicos que influenciam diretamente nos rumos do país e nas relações de trabalho.

Então, para começar a estruturar a comunicação para sua entidade, é importante conhecer cada um desses públicos e quais os pontos em comum entre eles. E, para começar, vamos ao público prioritário: os trabalhadores da base.  

Para conhecer nossa categoria e identificar as necessidades desse público é importante que a comunicação tenha acesso irrestrito aos banco de dados da entidade. A partir desse cadastro, os profissionais de comunicação devem fazer um estudo de diversos fatores. 

Essa análise de público é feita a partir de determinadas características em comum como sexo, idade, sexo, profissão e interesses. 

Também é muito importante categorizar os cargos e funções desses trabalhadores. Outra informação de total relevância é também avaliar qual o momento profissional desses trabalhadores, ou seja, se estão no início de suas carreira, no auge de suas aspirações profissionais, em vias da aposentadoria ou até mesmo já aposentados. Quanto aos aposentados é importante que a comunicação sindical seja ainda mais direcionada. Mas falaremos especificamente deste público em breve.

É importante conhecer bem a base para que se tenha assertividade, dinamismo e credibilidade nas mensagens. Afinal, os obstáculos são enormes já que os próprios trabalhadores são atingidos com fortes campanhas contrárias aos sindicatos e muitos deixaram de se identificar com a entidade que os representa. E deparamos com um cenário ainda mais alarmante: uma parte considerável de trabalhadores passou a defender o fim dos seus próprios sindicatos.

Outro grande desafio é fazer com que a comunicação sindical da entidade atinja também a opinião pública e tenha impacto positivo perante à sociedade. É importante alinhar as lutas dos trabalhadores fugindo de temas corporativistas para dialogar com toda a sociedade. 

Um exemplo disso é a missão que os movimentos sociais e sindicais têm de informar e mobilizar a população contra as reformas que retiram direitos dos trabalhadores, como a trabalhista, administrativa e previdenciária.

Essas informações podem ser transmitidas à sociedade apontando quais os prejuízos que esses ataques podem trazer à qualidade de entrega de serviços à população e aumento da desigualdade social, por exemplo.

Para atingir esses objetivos é importante que as mensagens ultrapassem os muros institucionais com a utilização de ferramentas de mais amplitude alinhadas com as lutas dos trabalhadores como campanhas específicas, por exemplo.

Também é importante identificar a comunidade política a qual pode influenciar as lutas em torno da base. É bom lembrar que os muitos políticos só abrem espaço para entidades alinhadas ao seus partidos políticos. Mas independente do posicionamento político-partidário de cada entidade ou diretoria, é importante que este público também seja atingido pelas mensagens.

Transmitir a mensagem certa para cada público

Um dos maiores desafios das diretorias das entidades de classe é fomentar o interesse dos trabalhadores e de toda a sociedade para uma maior participação na vida sindical. Essa missão é essencial para gerar o interesse das pessoas pela luta em defesa de direitos.

Por isso, as diretorias das entidades devem, cada vez mais, se colocarem como protagonistas dessas mensagens e usar da comunicação sindical de qualidade focada na credibilidade da entidade junto a base é a ferramenta mais forte para vencer esta batalha. Por isso, dirigentes sindicais precisam fazer uma reflexão profunda sobre como seu sindicato ou associação se apresenta aos filiados. Afinal, para que haja uma conscientização é preciso gerar confiança. 

É por isso que ter uma comunicação sindical estruturada e eficiente é tão importante!

Como fazer uma comunicação sindical de qualidade

Para termos uma comunicação bem feita, que gera empatia e credibilidade é preciso muito mais do que os métodos tradicionais sempre utilizados pelo movimento sindical como jornais e boletins impressos com destaque para palavras de ordem e convocatórias. É preciso muito mais! 

Num mundo cada vez mais conectado, a comunicação deve ser dinâmica e se utilizar dos mais diversos meios digitais com mensagens simples e diretas. Qualquer ação política necessita hoje de uma integração total com os meios de comunicação digital como as redes sociais e Whatsapp.

Por isso, é primordial que os conteúdos sejam pensados de forma estratégica, com um bom embasamento político mas ao mesmo tempo simples e direto e que gere envolvimento instantâneo, ou seja sejam atraentes estéticamente. Neste ponto é muito importante que as artes sejam desenvolvidas dentro das tendências de layout mas ao mesmo tempo que tragam identificação institucional imediata.

Além disso, é preciso dominar o maior número de ferramentas digitais disponíveis. Quando essas ferramentas estão sob o comando de pessoas capacitadas, elas se transformam em verdadeiras armas de politização e conscientização.

Existem diversas técnicas de comunicação para disseminar ideologias. Por que não utilizar os mesmos mecanismos – e desenvolver outros – que contribuam para a mobilização da sua base? 

Há um vasto conhecimento que pode ser utilizado para realizar essa tarefa, mas é preciso envolver profissionais preparados para isso.

Colocando a mão na massa

O seu sindicato se preocupa com a comunicação? O que poderia melhorar na relação entre a diretoria e a base?

Um bom caminho para dar os primeiros passos é cuidar da nossa marca, afinal a marca de uma instituição é, na maioria das vezes a primeira imagem que aparece e como o velho e bom ditado revela: “a primeira impressão é a que fica”. 

Modernização da imagem

Por isso é importante pensar na sua imagem com poder de abrangência muito além do logotipo ou da identidade visual. Para tanto, vale analisar se sua entidade está transmitindo credibilidade. Muitas vezes logos com brasões tradicionais se tornam ultrapassados com o passar dos anos. 

A maioria das entidades representativas surgem a partir da união de alguns dos representantes da categoria com histórias de muita luta. E imbuídos do espírito democratico criam suas marcas por meio de concursos e votações, o que as tornam verdadeiros símbolos emocionais com a própria  existência da instituição.

No entanto, não é por isso que esses símbolos não possam ser modernizados respeitando os laços afetivos e tradicionais das imagens, mas ao mesmo tempo trazendo modernidade capaz de transmitir que sua entidade não ficou parada no tempo.

É importante reavaliar de que forma a entidade se apresenta não apenas com sua marca, mas também com logos de programas e eventos. Para isso, a construção de marcas e a criação da identidade visual devem buscar um design diferenciado e marcante.

Caso seja uma necessidade, o sindicato poderá buscar especialistas para a criação, reformulação e aperfeiçoamento de logotipos e identidade visual. Com base em estudos feitos a partir da cultura da instituição, posicionamento e a imagem perante os sindicalizados, associados e sociedade. A partir daí todas as peças de comunicação de identidade devem ser reformuladas para cuidar de forma profissional de todos os pontos de contato entre o público e a marca.

Com olhar estratégico, de conceito e planejamento, é importante pensar em soluções para o posicionamento ideal do seu sindicato ou associação. Isso abrange um planejamento que vai desde a criação de uma nova marca, da administração da mesma e, em alguns casos, no reposicionamento da mesma.

Invista em seu site: conteúdo e divulgação são essenciais

É muito importante que sua entidade tenha um site funcional, moderno e bem estruturado. Assim como, aparecem inúmeras novidades e atualizações diariamente no mundo digital, um site também tem que acompanhar esse ritmo. E para isso, é necessário que a página na web seja bem pensada, com conteúdos interativos e que esteja sempre atualizada, tanto nas funcionalidades quanto no visual.

Um site é muito mais do que um cartão de visitas digital, é uma verdadeira “unidade” da sua entidade na internet. É importante saber absorver do desenvolvimento de Sites, Hotsites e Sistemas Virtuais gerenciáveis com praticidade e design impactante e personalizado.

Também é de total importância que os sites sejam responsivos, ou seja, acessíveis a todos os dispositivos e navegadores. Nossos sites também são otimizados para mobile, ou seja, são acessíveis para navegação em tablets e celulares.

Soluções em websites criativos e personalizados, sites com gerenciador de conteúdo para atualização rápida e fácil com design arrojado e utilizando de toda tecnologia possível. Além disso, é importante ter uma equipe especializada para produção de conteúdo para web, newsletter, e-mail marketing, blog, landing page e campanha de marketing google – adwords. Tudo para transformar seu espaço online em uma poderosa ferramenta de marketing digital.

Só dessa forma é possível atrair atenção para as causas e atuação da sua entidade pra potencializar as mensagens, propagar sua marca, serviços prestados e ganhar credibilidade.

Mas, quem pensa que ter um site com as mais modernas tecnologias é o suficiente para atingir resultados na internet, está enganado. 

Para marcar presença, evidenciar as lutas e gerar credibilidade não é necessário apenas investir no desenvolvimento de um site. Conteúdo pobre ou mal escrito prejudica bastante a imagem da entidade na internet. Se não tiver tempo ou inspiração para produzir o conteúdo certo, uma dica é procurar profissionais especializados.

Seu site pode ser muito mais do que uma vitrine virtual do sindicato ou associação, ele pode funcionar como uma ferramenta de relacionamento sendo o ponto chave para o Marketing Digital e uma oportunidade de conquistar indexação de mecanismos de busca com o Google, por exemplo. 

Criar um diferencial na internet significa receber mais visitas e para isso é importante estar bem posicionado nos mecanismos de busca.  Para conquistar uma boa indexação é necessário ser identificado como um canal relevante, se não houver atualizações com informações interessantes para seu público, você perderá a importância para seus visitantes, isso fará sua página cair drasticamente no ranking dos resultados orgânicos. 

Ainda é possível, com planejamentos estratégicos, investir no Google Adwords, uma ferramenta de extrema importância que pode ajudar a sua empresa a atingir resultados crescentes.

Redes sociais

Visibilidade em todos os momentos! O que sua presença na internet pode dizer sobre você.

Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, Telegram, Whatsapp, Pinterest,  as pessoas estão diariamente nas redes sociais expressando seus sentimentos e opiniões. E muitos de nós já fomos impactados por algum post ou campanha digital nas redes sociais. É por isso que é tão importante usar essas mídias como fortes aliadas à divulgação das lutas dos sindicatos e associações.

Mas não basta apenas criar os perfis, é necessário gerenciar os canais de ideias para criar pontos de contato com o público. Com criação de posts personalizados para cada mídia, curadoria de conteúdo de acordo com seus objetivos e público, além de diagnósticos precisos para elaboração de planejamento que atenda os objetivos da entidade.

Depois do ponto de partida você pode avançar

Saber das ferramentas aliadas para comunicação é hora de fazer um planejamento. E planejamento bom é aquele que sai do papel para atingir resultados. 

Com um site bem feito e atualizado é hora de ampliar a voz das lutas da entidade. Redes sociais atualizadas, produção de vídeos, campanhas, cartilha informativa, um jornal atraente, são apenas algumas das ferramentas que um sindicato pode usar.

Depois de toda identidade alinhada é hora de pensar no mais importante: o conteúdo que será publicado diariamente. Aqui é a chave para o sucesso da comunicação. É importante organizar esse conteúdo em categorias e prioridades.

Todas as categorias devem funcionar como um veículo de imprensa específico para divulgar as notícias específicas para sua base. Seu sindicato ou associação deve ser autoridade nos conteúdos que publica.

Com planejamento estratégico, a entidade deve seguir com uma comunicação assertiva,  impactante e ideias inovadoras usando as mais diversas ferramentas de comunicação. Além de campanhas, também é importante pensar em ações pontuais como comunicação visual, materiais gráficos e, é claro, nas informações diárias da atuação da diretoria da entidade.

É preciso dominar as ferramentas de comunicação para que possamos vencer essa batalha.

E a Mobiliza pode te ajudar nessa empreitada. Se você está com dúvidas sobre qual caminho trilhar, solicite agora o diagnóstico gratuito da comunicação sindical para sua entidade.

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